domingo, 10 de fevereiro de 2013

O PECADO DA GLUTONARIA 2

 
DANIEL SE ABSTEM DO VINHO E DO MANJAR DO REI

No livro de Daniel 1.1-9, na era que o rei Nabucodonosor, rei da Babilônia, veio a Jerusalém e a sitiou; então disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, e da linhagem real, e dos nobres, jovens em quem não houvesse defeito algum, formosos de aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e sábios em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem aptidão para viver no palácio do rei, a fim de que fossem ensinados nas letras e na língua dos caldeus.

E o rei lhes determinou a ração de cada dia, da porção do manjar do rei e do vinho que ele bebia, e que assim fossem criados por três anos, para que no fim deles pudessem estar diante do rei. E entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias.

E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto, pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar. Ora, deu Deus a Daniel graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.

Eis o exemplo e o testemunho do homem compromisso com Deus. Quem não gostaria de participar do banquete que ao rei é servido e tomar da porção do vinho que pela majestade é degustado? Daniel e os seus companheiros, ungidos com a sabedoria que Deus lhes havia ofertado, recusaram a receber a mordomia dispensada ao rei, optaram em se alimentar com legumes em lugar do banquete e a tomar água em lugar do vinho, para não se contaminarem, e foram por Deus agraciados:

Daniel 1.17: Ora, a esses quatro jovens, Deus deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda visão e sonhos.

A preocupação de Daniel, não era contaminar a carne, mas o espírito e as virtudes que de Deus haviam recebido, coisas que muitos não tem olhos espirituais para ver, e quando tem essa percepção, acabam por desprezar a palavra, e buscam o prazer na comida e na bebida, nas coisas deste mundo, desprezando a santificação e a purificação da alma para a vinda do Senhor Jesus. Esquecem que o Reino de Deus não é comida e nem bebida, mas justiça, paz e alegria do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário